Segundo um estudo realizado por pesquisadores americanos, o cérebro humano cresceu nos últimos 80 anos. Mas isso não significa que nós necessariamente ficamos mais inteligentes.
O cérebro humano cresceu nos últimos 80 anos
A pesquisa começou em 1948, na Califórnia (EUA). O objetivo era determinar se o volume do cérebro entre os nascidos entre 1930 e 1970 tinha aumentado. A ideia era que muitas mudanças ocorreram na tecnologia nesta época e, portanto, alguns humanos poderiam ter se adaptado e mudado.
Foram cerca de 3,2 mil voluntários nascidos entre 1928 e 1965 (o prazo sofreu uma flexibilidade). Uma segunda parte do estudo ocorreu entre 1999 e 2019, uma época bastante recente. No final de 2023, os dados foram compilados e analisados.
Não apenas analisaram se o volume geral do cérebro cresceu, mas também áreas específicas. O estudo indica que o cérebro dos participantes cresceram em 6,6% ao longo do estudo.
O estudo arrisca e afirma que o aumento cerebral poderia indicar a diminuição nos casos de demência. Além disso, saúde e tecnologia auxiliam nesse processo e o aumento do volume do cérebro gera diversos benefícios.
"Este estudo amplia o conhecimento atual, mostrando que ocorrem tendências seculares na estrutura do cérebro. Uma estrutura cerebral maior, que pode refletir um melhor desenvolvimento e saúde do cérebro, é pelo menos uma manifestação da melhoria da reserva cerebral que poderia amortecer o efeito da doença tardia na incidência de demência", conclui a pesquisa.
Comments